top of page

Equilíbrio energético

Atualizado: 30 de out. de 2023

Talvez você se pergunte porque é que a energia se move através dos chakras? Na tradição iogue, o prana, ou energia da força vital, é uma fonte fluida de consciência. A energia está sempre a fluir e isto é um facto: a mecânica quântica provou, através da teoria do ponto zero, que as partículas nunca estão em repouso; mesmo em um estado de repouso, existirá sempre uma energia cinética que não é zero. E uma vez que toda matéria é energia, até quando estamos fisicamente em repouso, estamos em constante movimento a nível subatómico. Além do seu corpo físico, tem um corpo entérico, ou subtil, que permanece em um estado vibracional mais elevado e, por conseguinte, não é visível a olho nu. Esse corpo subtil é a morada dos seus chakras, ou centros energéticos, onde a energia se coagula naturalmente em 7 pontos centrais.

ree

A maioria das pessoas tem consciência de que seu bem estar físico é muito mais do que uma questão física e, por esse motivo, não é difícil compreender e reconhecer a ideia de centros energéticos que estão abertos e funcionando, livre e confortavelmente, e por oposição centros energéticos que estão fechados, limitados e desconfortáveis. Uma vez que a dor não é nada mais do que dados a serem processados pelas ligações do seu sistema nervoso central, passando as informações de que seu sistema está desligado ou avariado. É fácil ver como a dor começa energicamente em um dos chakras e, a partir daí, começa a manifestar-se no corpo físico, muitas vezes em estreita ligação com o chakra de origem da energia, da ferida ou trauma.

A medicina ocidental trata os sintomas de questões energéticas, o que é bastante útil : onde nós estaríamos sem a capacidade de gerir a dor e o sofrimento? Mas para poder chegar a origem ou à causa primordial da sua doença física, é sensato ir mais fundo, e muitas vezes realmente longe, de volta as nossas linhas maternas e paternas, já que muitos dos padrões energéticos atuais que temos foram herdados de nossos antepassados.

"Meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro". William Shakespeare

Para dar um exemplo, as experiências de guerra na nossa linhagem energética podem manifestar-se como desequilíbrios do chakra Raiz no que diz respeito à segurança. Podemos não herdar a experiência física da guerra, mas podemos herdar a marca energética dela. Você pode as vezes se perguntar porque chegou a esta vida com uma sensação de insegurança e incapacidade em descansar e não ter um único sintoma físico, mas os seus sentimentos podem indicar que existe algo em desequilíbrio. Se conseguir dar as respostas a estes sentimentos, que precedem a dor física e a doença, grande parte da cura poderá acontecer.


Este processo começa no sistema de chakras. Assim que identificar o chakra de origem de qualquer um dos seus desafios atuais, poderá estabelecer um plano para alterar e mover a energia, permitindo ao chakra funcionar normalmente e realizando-o novamente com os outros centros energéticos. A partir daí a cura física, que muitas vezes poderá parecer um milagre espontâneo, mas que na verdade está enraizada na transformação alquimia que vem de dentro, poderá começar a manifestar-se. Toda a sua vida poderá mudar. Tudo começa com conhecimento e a escolha de dizer sim a uma nova forma de pensar sobre a sua vida, a sua saúde e a sua felicidade.

Comentários


bottom of page